segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Apresentação do sistema BRT no Cabanga.

O Mega BRT, o maior ônibus do mundo foi apresentado a empresários do setor e políticos de Pernambuco na última terça-feira, no Cabanga Iate Clube, no Recife. O equipamento está sendo trazido pela empresa Neobus, de Caxias do Sul (RS), de olho na possibilidade de ele ser utilizado nos futuros corredores de transporte que o governo do Estado pretende implantar para a Copa de 2014 e que já têm o BRT como modal definido. 

Vinícius Ferraz e Rodrigo Melo, arquitetos
na apresentação do BRT da NeoBus.
O "Bus Rapid Sistem" ganhou notoriedade ao ser implantado em Curitiba, com suas estações independentes substituindo as paradas tradicionais e faixa viária exclusiva de circulação.

O Mega BRT tem 28 metros de comprimento, 2,5 metros de altura e capacidade para 250 passageiros, contra 170 dos atuais ônibus biarticulados em operação. 


"O ônibus é adequado para os corredores de transporte que serão construídos para a Copa, como os os projetos Norte/Sul, Leste/Oeste e Anevida Norte", afirmou o gerente de marketing da Neobus, André Hoffmann. 

Vinicius Ferraz e o Dep. João Braga
Entre as novidades do Mega BRT estão as portas nas duas laterais adaptadas para plataformas (paradas elevadas). "Os corredores previstos para a Copa irão exigir ônibus diferenciados, tanto em relação ao embarque como à capacidade de passageiros. O embarque dos dois lados também contribui para reduzir o tempo de entrada e saída de passageiros. Outras inovações do ônibus da Neobus são as câmeras para manobras, sensor de estacionamento com indicação de distância, wireless, sistema anunciador de voz (junto às portas), monitores informativos, GPS e suporte para transporte de bicicletas. O suporte pode ser adaptado para transportar, além de bicicletas, pranchas de surf. 

O ônibus também possui um sistema online que alerta os semáforos de sua aproximação, fazendo com que eles fiquem na modalidade verde. Nesse caso, para o sistema ser implantado precisa da autorização e monitoramento das prefeituras. O Mega BRT também segue as normas internacionais de acessibilidade, como elevadores para cadeirantes, assentos especiais para obesos, espaço reservado para cão guia e pega-mão tátil.


Confira o vídeo do projeto:
http://www.youtube.com/watch?v=8pZPAaOb2dc&feature=share

O Governo do estado de Pernambuco já abriu o edital de licitação das obras, e o sistema BRT estará presente nos corredores Norte-Sul e o Leste-Oeste da região metropolitana do Recife.

Vinícius Ferraz Arquiteto e Urbanista 

Um comentário: