Vinícius Ferraz e Rodrigo Melo, arquitetos na apresentação do BRT da NeoBus. |
O "Bus Rapid Sistem" ganhou notoriedade ao ser implantado em Curitiba, com suas estações independentes substituindo as paradas tradicionais e faixa viária exclusiva de circulação.
O Mega BRT tem 28 metros de comprimento, 2,5 metros de altura e capacidade para 250 passageiros, contra 170 dos atuais ônibus biarticulados em operação.
O ônibus também possui um sistema online que alerta os semáforos de sua
aproximação, fazendo com que eles fiquem na modalidade verde. Nesse
caso, para o sistema ser implantado precisa da autorização e
monitoramento das prefeituras. O Mega BRT também segue as normas
internacionais de acessibilidade, como elevadores para cadeirantes,
assentos especiais para obesos, espaço reservado para cão guia e
pega-mão tátil.
Confira o vídeo do projeto:
http://www.youtube.com/watch?v=8pZPAaOb2dc&feature=share
"O ônibus é adequado para os corredores de transporte que serão
construídos para a Copa, como os os projetos Norte/Sul, Leste/Oeste e
Anevida Norte", afirmou o gerente de marketing da Neobus, André
Hoffmann.
Vinicius Ferraz e o Dep. João Braga |
Entre as
novidades do Mega BRT estão as portas nas duas laterais
adaptadas para plataformas (paradas elevadas). "Os corredores previstos
para a Copa irão exigir ônibus diferenciados, tanto em relação ao
embarque como à capacidade de passageiros. O embarque dos dois lados
também contribui para reduzir o tempo de entrada e saída de passageiros.
Outras inovações do ônibus da Neobus são as câmeras para manobras,
sensor de estacionamento com indicação de distância, wireless, sistema
anunciador de voz (junto às portas), monitores informativos, GPS e
suporte para transporte de bicicletas. O suporte pode ser adaptado para
transportar, além de bicicletas, pranchas de surf.
Confira o vídeo do projeto:
http://www.youtube.com/watch?v=8pZPAaOb2dc&feature=share
O Governo do estado de Pernambuco já abriu o edital de licitação das obras, e o sistema BRT estará presente nos corredores Norte-Sul e o Leste-Oeste da região metropolitana do Recife.
Vinícius Ferraz Arquiteto e Urbanista
A cidade vai desenvolver muito o seu trânsito.
ResponderExcluir